Taquaritinga passa a integrar o Programa Mortalidade Zero

Compartilhe esta notícia:

Iniciativa é da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente.

O Programa Mortalidade Zero atua para zerar as mortes por causas evitáveis. Neste ano, o projeto atuará em três municípios brasileiros, sendo eles, Barreiras (BA), Nossa Senhora do Socorro (SE) e Taquaritinga (SP). Para isso, o Programa engaja e apoia as cidades para o combate à mortalidade infantil.

A ação envolve três secretarias municipais, de Saúde, de Desenvolvimento Social e de Educação e tem como foco o desenvolvimento de ações nas três áreas como a capacitação de profissionais na busca pela redução dos índices de mortalidade infantil.

Nesta quarta-feira, 23 de fevereiro, foi realizada a primeira reunião entre as secretarias para alinhar a retomada da realização dos grupos de gestantes nas unidades básicas.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Município de Taquaritinga – SP (@municipiodetaquaritinga)

O Programa Mortalidade Zero – é uma iniciativa da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente, e tem como estratégia o fortalecimento de políticas públicas e o aprimoramento do atendimento às gestantes e aos bebês. O programa fortalece a atenção básica, com treinamentos destinados aos profissionais da saúde, para que priorizem os atendimentos às gestantes e puérperas, principalmente em casos de exames como o pré-natal, que é fundamental para identificar possíveis afecções que podem ocasionar o óbito.

O programa também estimula a implantação de um Comitê de Mortalidade Infantil, com o objetivo de identificar e planejar ações de intervenção para reduzir o número de óbitos por causas evitáveis, assim como a criação de grupos de gestantes, com o intuito de orientá-las sobre os processos da gestação, desde os cuidados com o pré-natal até a amamentação.

Compartilhe esta notícia: